Cuidados com a pele (parte III)

 

A pele oleosa – ocorre quando há produção excessiva de sebo. A primeira reação é remover essa quantidade extra de óleo com o uso de produtos oil-free, mas isso apenas faz a pele ressecar, estimulando a produção de mais sebo. O resultado é uma pele que reúne partes secas e outras oleosas e com poros dilatados. Se você tem pele oleosa fique longe dos produtos oil-free; prefira cosméticos que contêm menor quantidade de óleo ou óleos funcionais (com concentrações de ativos), que são mais indicados para manter o equilíbrio natural da sua pele.

Rotina – a escolha de produtos certos é o segredo para uma pele bem cuidada. Muitos cosméticos vendidos no mercado usam ingredientes artificiais, além de substâncias tóxicas que retiram os hidratantes naturais da pele. Neste capítulo vamos esclarecer quais ingredientes devem ser evitados.

QUAIS INGREDIENTES NÃO USAR 

A pele absorve tudo o que se aplica nela. Isso significa que, se um cosmético contém toxinas, ela irá absorvê-las também. Algumas pesquisas mostram que os parabenos, por exemplo, entram na pele e caem na corrente sanguínea. É um absurdo que muitos dermatologistas indiquem “dermocosméticos” que teoricamente deveriam ser mais compatíveis mas olhe lá nos ingredientes e você vai encontrar: Methylparaben, Ethylparaben, Propylparaben…

 

Evite cosméticos que contenham os seguintes ingredientes:

  • parabenos (ácido para hidroxibenzoico)
  • detergentes (lauril sulfato de sódio, dodecil sulfato de sódio ou lauril éter sulfato de sódio)
  • precursores de nitrosamina (que reagem com nitritos e formam substâncias cancerígenas
  • conservantes que liberam formaldeído (quartenium 15, imidazolidinil ureia, hidantoína de DMDM, 2-bromo-2-nitropropano-1,3-diol; pra ficar mais fácil identificar no rótulo:dietanolamina (DEA), trietanolamina (TEA)
  • propileno glicerol
  • ftalatos

LIMPEZA

Poeira, poluição e maquiagem se misturam com o sebo produzido pela pele e podem entupir os poros – causando cravos e espinhas – se não for feita uma limpeza adequada

Quando a oleosidade e o suor se misturam na superfície da pele, formam uma barreira de proteção conhecida como manto ácido. Isso deixa a pele menos vulnerável à ação do vento e do sol, prevenindo o ressecamento. Além disso, inibe o crescimento de bactérias e fungos. Os sabonetes comuns tendem a retirar esse manto, portanto, escolha produtos de limpeza que não contenham detergentes abrasivos. Para conseguir identificar isto num rótulo, preste atenção se não contêm os detergentes mencionados acima.

Esfoliação – uma vez por semana, use um esfoliante facial, dê preferência para grânulos que sejam biodegradáveis como: sementes, flores, açúcar ou os minerais com argilas e cristais de quartzo.

A Elemento Mineral oferece um produto para limpeza balanceado para todos os tipos de pele; o SABONETE GOMMAGE COM CRISTAIS DE QUARTZO  – este sabonete não contém detergentes agressivos (Sulfatos), não contém corantes e ainda por cima leva na formulação ingredientes que nutrem a pele como os extratos de aveia, pepino e aloe vera. Contém uma quantidade delicada de cristais de quartzo que durante a lavagem do rosto, atuam como limpadores dos poros devido à suave abrasividade mas sem agredir a pele, tão suave que pode ser usado todos os dias.

QUANDO LIMPAR A PELE – a hora mais importante para limpar a pele é à noite, para retirar toda impureza acumulada durante o dia (poluição, sebo, suor, maquiagem).

Comentários