A beleza vem de dentro

Saúde e Beleza começam pela boca

A saúde é uma responsabilidade pessoal. A partir do momento em que temos acesso às informações através de livros, internet, cursos etc, não há desculpa para continuar mantendo os mesmos velhos hábitos prejudiciais; quando ganhamos consciência temos que mudar!

Não é o seu médico, seu nutricionista ou seu terapeuta o responsável por sua Saúde, mas sim você mesmo. É você quem escolhe se faz atividade física ou não, é você que decide se permitir contato com a Natureza e um bom repouso, enfim, sua saúde está em suas mãos.

Como uma boa seguidora dos conselhos e cursos do Flávio Passos, vou passar algumas dicas preciosas aprendidas e já praticadas.Ritual da manhã

O período da manhã, quando normalmente estamos em casa, é o período mais “controlável” do dia. É mais fácil escolher o que comer (ou não comer), é o momento perfeito para suplementação, para cultivar alguns instantes de silêncio e concentração, ou seja, é um período propício para se cuidar, antes de começar as demandas do dia.

A maneira como você decide iniciar o seu dia impacta profundamente no restante deste. Um rital matinal composto de atitudes e ações benéficas, realizado de forma regular e consistente, é algo que, a cada manhã, renova seus votos de cuidar bem de si mesmo e te coloca novamente nos trilhos de um estilo de vida construtivo.

Como a realidade humana envolve corpo e consciência, vale a pena implementar os dois tipos de prática em seu ritual diário.

A proposta é experimentar estas sugestões pelo período de 1 semana e observar o que acontece. Um ritual é como uma impressão digital: único e pessoal, construído e ajustado ao longo de anos de testes e observações daquilo que funciona melhor para sua individualidade.1.Ritual de Hidratação Matinal

Perdemos água enquanto dormimos, então é fundamental hidratarmos o corpo logo ao despertar. Uma boa hidratação matinal ajuda a limpar o tubo intestinal a ativar a circulação, e a despertar o cérebro, os rins e diversos sistemas do corpo. Aprenda esta pequena grande dica: ao acordar, a primeira atitude deve ser beber um generoso copo de água cristalina (entre 300 a 600ml, dependendo da individualidade). Morna se for inverno e /ou estiver muito gelado, para evitar chocar a temperatura ambiente do corpo. Em nosso país tropical, geralmente água fresca é o ideal.

Apenas beber água ao despertar já é excelente, mas é possível fazer ainda melhor, acrescentando alguns compostos funcionais nessa água.

ALGUNS EXEMPLOS INTERESSANTES:

Gotas de limão: o ácido estimula a liberação de bile, que por sua vez higieniza todo o aparelho gastro-intestinal. Além disso, o limão ajuda a equilibrar o pH intestinal, fundamental para diversos mecanismos da Saúde. Use entre 10 gotas a 1 limão inteiro. Não gosta de limão? Use maracujá.

Aguarde 15-20 minutos antes de comer qualquer coisa. Teste a prática do ritual de hidratação por uma semana e observe os resultados!2. Ritual de Ativação do corpo

Logo na sequência da hidratação, recomendo ativar o sistema nervoso e a circulação do corpo.
Existem inúmeras maneiras de ativar o corpo pela manhã. Jogar-se no sofá, olhando seu smartphone NÃO é uma delas.
Alguns exemplos: yoga, caminhadas, corrida de alta intensidade, exercícios de respiração, entre outros.3. Café da manhã seletivo

“O café da manhã é a refeição mais importante do dia“. Você já deve ter ouvido esta frase.

De fato, é muito importante, mas não da forma como a maioria entende, e sim porque a maneira como você quebra o ciclo metabólico de repouso digestivo do corpo, determina como irá funcionar o metabolismo ao longo do dia.

Aqui vai uma receita já testada e deliciosa demais!

Potinho de nozes, sementes e frutasMantenha um bom estoque de nozes, amêndoas e sementes para preparar esse delicioso café da manhã em minutos (lembre-se do tempo para demolhar).

2-4 porções

100g de nozes cruas

100g de amêndoas cruas

50g de semente de abóbora crua

50g de semente de girassol crua

50g de semente de linhaça crua

150g de mirtilo

150g de framboesa (ou morangos)

1 receita de Creme de castanha de caju e baunilha (ver receita abaixo)

Creme de castanha de caju e baunilha

100g de castanha de caju crua e escorrida após 1 hora de molho em água fria

60-125 ml de água

1 colher (chá) de essência ou extrato de baunilha

Bata as castanhas com 60 ml de água no liquidificador, acrescentando mais conforme a necessidade, até obter um creme liso. Adicione o extrato de baunilha e bata por mais alguns segundos.

Coloque as nozes, a amêndoa e as sementes no processador e bata com pulsos rápidos para picá-las grosseiramente, sem deixar que percam sua textura crocante.Disponha alguns mirtilos e framboesas (ou morangos) no fundo de um copo, cubra com uma camada da farofinha de ingredientes secos e acrescente uma colherada generosa do Creme de castanha de caju e baunilha. Repita as camadas e docore com as frutas. Se quiser incluir aveia, chia e outros ingredientes saudáveis, fique à vontade.

Comentários