A IMPORTÂNCIA DO DESCANSO

O grande problema da humanidade é a TENSÃO: a hipertensão e a tensão total. Se souber como liberá-la, você saberá resolver os problemas da vida. Se conseguir equilibrar as tensões, poderá controlar suas emoções, raivas e paixões.

Tensão Física – A filosofia iogue descreve três tipos de tensão que a prática consciente do yoga pode ajudar a resolver. A primeira é a tensão muscular.

Para dormir sem tensão, pratique a nidra yoga antes de se deitar.

Shavasana yoga
  1. Deite-se diretamente nas costas no chão. Feche os olhos e relaxe. Faça algumas respirações profundas. Lembre-se de tomar respirações lentas e relaxadas. Leve sua atenção para os pés. Mantenha sua atenção por alguns segundos, enquanto relaxa os pés. Em seguida, mova suavemente sua atenção para os joelhos, coxas e quadril. Relaxe cada músculo, solte-se completamente.   
  2. Vá subindo sua atenção em todas as partes do corpo: área genital, abdomen, costelas e peito.
  3. Agora coloque atenção nos ombros e braços, palmas das mãos e dedos, em seguida, garganta, rosto e, finalmente, o topo da cabeça.
  4. Respire profundamente, observe as sensações em seu corpo e relaxe neste estado imóvel por alguns minutos. Deixe o corpo completamente imóvel e pesado no chão, sinta-se afundando no chão.
  5. Depois de alguns minutos, volte-se lentamente à consciência do seu corpo e vire seu corpo para o lado direito e continue deitado por mais alguns minutos.
  6. Leve o tempo que for necessário, você pode então se sentar lentamente e gradualmente abra seus olhos.
Viparita Karani Yoga

Vire-se de cabeça para baixo – Depois de um dia tumultuado, inverta o corpo para libertar as tensões no coração com a postura das pernas na parede.

NÃO TENHA MEDO DE PARAR “Quem não faz nada, nem de vez em quando, não me parece ser um homem livre”. CÍCERO (C. 106-43 A.C.) ROMA
POSTURA DA CRIANÇA (Balasana)

Pratique esta postura acolhedora e tranqüila. Ajoelhe-se, juntando os joelhos, com as nádegas sobre os calcanhares. Dobre–se para frente e descanse o peito nas coxas e a testa no chão. Deixe os braços nas laterais, com as mãos junto aos pés, as palmas viradas para cima.

Relaxe e respire profundamente. Descanso prânico – Antes de se deitar, fique 10 minutos na postura da criança para desacelerar e obter equilíbrio.

Libere a tensão emocional

Tão importante quanto liberar a tensão física é soltar a tensão emocional causada pelas muitas “dualidades”da vida, como amor e ódio, riqueza e pobreza. Os iogues ensinam que o bombardeio constante da mídia com exemplos desses extremos pode deixar-nos sem condições de descansar adequadamente, mesmo no sono. Desligue a TV, o celular o computador, etc…

Adotar um estilo de vida iogue significa fazer da noite um período de descanso, em vez de estimulação e emoções exarcebadas. Experimente de vez em quando trocar as sessões de TV (computador, celular etc) por uma música tranqüila, meditação ou prática de asanas.

Tensão coletiva

Se você teve alguma discussão durante o dia, libere a tensão emocional à noite. Do contrário, ela pode irradiar-se e afetar sua família, amigos e colegas, deixando-os tensos também. Isso cria um círculo vicioso de emoções negativas, tensão física e até agressividade que acaba voltando para você.

Visualização do redemoinho

Para acalmar a mente envolta em muitos pensamentos, imagine uma garça à beira de um redeimoinho de água . Observe como ela ignora a movimentação da superfície, mergulhando apenas no momento exato para pegar o peixe que vai sustentá-la – para evitar perda de energia. Tente usar esse foco em relação aos seus pensamentos conturbados.

Afaste-se do mundo material

Uma das principais mensagens dos antigos iogues é que focalizar apenas o lado material da vida não nos faz realmente felizes, já que quase sempre desejamos “mais”. Tome a decisão consciente de se afastar do consumo material desnecessário. Após algumas semanas, veja como se sente mais descansado à noite, na cama.

Descanse o cérebro

A maioria de nós deixa que a parte do cérebro que governa a lógica comande o dia. Mas, se nos apoiarmos demais nesse aspecto da mente, será mais difícil encontrar a paz interior, porque a mente fica sufocada com cálculos e projeções e julgamentos.

Depois de um dia atarefado, dê um tempo para o cérebro, confiando na intuição e agindo espontaneamente.

Comentários