Água Floral de Rosas

agua floral de rosas

Há dez anos eu estava viajando pelo Irã quando me deparei com uma plantação de rosas. A vila inteira havia se reunido para colhê-las ao entardecer, momento em que a planta concentra a maior quantidade de óleo. Pequenos recipientes tinha sido espalhados pelo caminho e estavam cheios de óleos. Aproximei-me de um deles e senti um aroma inesquecível.

 Dois dias depois, numa tribo, ofereceram-me um maravilhoso chá de rosas e observei que lá as mulheres aplicavam aquele óleo no rosto. Essas mulheres levavam uma vida difícil, expondo-se sempre ao sol e ao vento, mas, para minha surpresa, a pele delas era macia e brilhante. Perguntei o segredo e elas responderam: óleo de rosas misturado com óleo de girassol.

 

Por que faz bem

As pétalas são destiladas a vapor para obter água (águas florais, hidrolatos) ou óleo (óleo essencial). São necessárias 45 toneladas de pétalas de rosas para produzir 1 kg de óleo essencial.

As rosas possuem mais de 300 compostos e responsáveis por suas propriedades terapêuticas. Suas ações mais comuns estão listadas a seguir:

PELE

ANTI-IDADE – Contém pigmentos antocianinas, poderosos antioxidantes, essas substâncias protegem as células da pele quando aplicadas na forma de óleo, água floral ou na forma de chá. Além disso, fortalecem os capilares sanguíneos e evitam a quebra das células de elastina.

REDUZ A VERMELHIDÃO E INFLAMAÇÕES – Contém quercetina, flavonoide que, segundo estudos, e eficaz em inibir a causa de inchaços e inflamações.

AUMENTA A HIDRATAÇÃO – Mantém o equilíbrio de hidratação natural da pele devido ao seu pH.

MELHORA O HUMOR – Também é conhecida pela capacidade em melhorar a sensação geral de bem-estar, vitalizando a mente. Ainda que os estudos não tenham sido conclusivos, acredita-se que seu aroma atue sobre o hipotálamo, uma glândula ligada ao sistema límbico, responsável pelo controle de emoções.

a história do óleo essencial de rosas

A famosa história da princesa persa que se casou com o rei mongol Xá Jahangir na Índia, no século 17, é talvez a primeira história em que se relata o uso do óleo essencial de rosas. O rei teria pedido a seus súdidos que construíssem um largo canal nos jardins de seu palácio, enchendo-o com água de rosas.

Com o calor, água e óleo se separaram, criando uma camada de óleo na superfície. A princesa foi atraída pelo aroma e pediu que fosse coletado para usá-lo como perfume, ou attar (óleo essencial).

rosas para trazer serenidade e auto-estima

Água Floral de Rosas da Elemento Mineral é obtida por destilação a vapor de pétalas de rosa (Rosa Centifolia) e não contém álcool.

Com aroma fresco e delicado, esta água é particularmente concentrada em benefícios poderosos e especialmente indicados para a pele seca e desidratada pois mantém o equilíbrio do pH da pele

Conhecendo mais sobre a Água de Rosas

  • Tem excelentes efeitos calmantes, melhora a condição da pele seca e envelhecimento, limpa, purifica, reduz o inchaço e vermelhidão.
  • Pode ser usada por quem tem pele sensível e é eficaz como uma loção pós- barba.
  • A Água de rosas é muito benéfica para o cabelo, por isso é frequentemente usada como ingrediente em produtos capilares. Aumenta o fluxo sanguíneo ao couro cabeludo, desta forma nutre e fortalece os folículos pilosos ajudando no combate à queda dos fios.
  • Antiinflamatória e descongestionante: os sinais de cansaço depois de um longo dia são aliviados por esse tônico. Usar água de rosas pela manhã, por exemplo, faz com que as olheiras diminuam.
  • Alto conteúdo de vitamina C: promove a sintese de colageno e protege o corpo dos radicais livres que promovem o envelhecimento
  • Modo de usar:
  • Substituir a água mineral na preparação de máscara de argila
  • Usar pela manhã e à noite como tônico facial para finalizar limpeza e tonificar a pele, não enxaguar;
  • Pulverizar sobre o corpo e rosto para hidratar e refrescar a pele. Ideal após a exposição ao sol

Experimente

Comentários