Argilas e seus benefícios para os cabelos (parte 1)

Nossos corpos são expostos a poluentes nocivos todos os dias – dos radicais livres à exposição ao sol, poeira e poluição. Nosso rosto está exposto a todas as coisas prejudiciais. Embora não possamos controlar a maior parte disso, com certeza podemos reduzir os efeitos nocivos seguindo uma rotina eficaz de cuidados com a pele.

Os íons carregados negativamente na argila atraem e extraem as toxinas para a superfície da pele. A argila também contém magnésio, silicato, cobre, ferro e potássio – os quais aumentam ainda mais a saúde da pele.

Conhecemos bem os benefícios das argilas em nossa pele, mas agora vamos mostrar porque este ingrediente sagrado é incrível também para os cabelos.

Como as argilas agem no couro cabeludo

Os íons negativos presentes na argila a tornam ideal para limpar e desintoxicar os íons positivos e a outra deposição de impurezas sobre as regiões capilares e do couro cabeludo. Geralmente ajuda a curar a caspa na área do couro cabeludo.

Estes íons positivos depositados no couro cabeludo consistem em toxinas, vírus, bactérias e outras impurezas.

Qual cor de argila é mais adequada para o meu cabelo?

Primeiro é importante dizer que todas as argilas, de todas as cores atuam removendo impurezas conforme expliquei acima; mas cada cor tem uma finalidade específica devido à sua composição mineral (os minerais são os responsáveis pelas cores das argilas).

Argila Amarela ou Dourada – Anti aging – Reconstrução da fibra capilar – Aumento do brilho – Anti poluição – Anti caspa

Argila Branca – Aumento do brilho, Redução da quebra dos fios – Crescimento – Anti poluição – Anti caspa

Argila Negra – Proteção térmica (Secador, chapinha, modelador de cachos) – Redução da quebra dos fios – Aumento do brilho – Reconstrução da fibra – Crescimento – Anti caspa – Anti poluição

Argila Verde – Redução e controle da oleosidade – redução da quebra dos fios – Anti caspa – Anti poluição

Argila Vermelha, Rosa e Violeta- Fortalecem os fios evitando a quebra, proteção térmica (secador, chapinha, modelador de cachos) – Anti caspa – Anti poluição

Como preparar a máscara capilar com argila

A frequência das máscaras vai depender do estado do cabelo, mas o ideal é fazer uma vez por semana, porém existe outra forma mais fácil de incluir os benefícios das argilas nos seus cabelos, dica preciosa:

DICA: Quando for lavar os cabelos, misture um pouquinho da argila pretendida com o seu shampoo, misture nas mãos mesmo, uma quantidade aproximada de uma colher de chá. Simples assim!

Passo a passo para preparar a máscara capilar

Ingredientes:

  • Argila na cor preferida de acordo com a necessidade de seu cabelo – 30g é o suficiente
  • Água mineral
  • Recipiente para preparar a máscara
  • Pincel (aquele usado para tintura de cabelo)

Misture a argila com a água até obter a consistência desejada. A máscara deve ser grossa, mas ainda fina o suficiente para aplicar uniformemente em todo o cabelo. Certifique-se de cobrir o couro cabeludo até as pontas dos cabelos. Deixe agir por 20 minutos. Se as pontas forem muito ressecadas, adicione óleo de coco ou misture com outro ingrediente conforme dicas abaixo:

Você também pode incluir outros ingredientes em sua máscara de acordo com a necessidade:

  • Vinagre de maçã – diminui a porosidade dos cabelos, aumenta o brilho, equilibra o pH
  • Óleo de coco – rico em vitaminas e nutrientes para os cabelos. Este óleo é capaz de penetrar na haste do cabelo protegendo e revestindo os fios. Promove espessamento e crescimento dos fios
  • Óleo de Rícino – atua como umectante, excelente selador de umidade e hidratante poderoso
  • Óleo de amendoa doce – retém a umidade do cabelo, nutre e suaviza as cutículas, controlando a queda e aumentando o brilho.

Com essas dicas e receitas, é possível cuidar de seus cabelos em casa e os resultados são percebidos em pouquíssimo tempo. Experimente!

Comentários