Máscaras de argilas: o que são e como funcionam

As argilas tem sido usada em tratamentos de beleza desde os tempos antigos. São benefícios cosméticos derivados de propriedades geofísicas ativas e magnéticas

Composto de minerais de base ativa e oligoelementos que purificam, revitalizam, energizam e regeneram – restaurando o equilíbrio ao seu estado natural.

A argila é formada a partir da decomposição do solo, ocasionada por reações físico-químicas do meio ambiente, que, ao longo dos séculos, acumula minerais, como ferro, silício, manganês, titânio, cobre, zinco, cálcio, fósforo, potássio, entre outros.

Existem muitos tipos diferentes de argilas no mercado. A forma como funcionam é absorvendo os óleos naturais da pele, bem como qualquer coisa que obstrua estes poros. Elas então trazem tudo à superfície. Como uma ventosa suave (e muito satisfatória).

A argila de Caulim/Kaolin é uma das melhores argilas para isso. É suave e hidratante (ótimo para todos os tipos de pele!), Mas também é incrivelmente absorvente de oleosidade e impurezas, sem ser áspera. Bônus: este ingrediente pode fazer seus poros parecerem temporariamente menores também. Na verdade, ter uma máscara de argila à mão para usar algumas vezes por semana é provavelmente o que sua pele precisa.

Dúvidas sobre o uso de argilas

A máscara de argila pode ou não secar na pele?

As argilas transferem os seus benefícios para a sua pele através da água que você utiliza para misturar. Após aplicar na pele, essas propriedades serão absorvidas e então você pode retirar a argila sem precisar deixá-la secar, pois todos os benéficos que a sua pele precisa atuam enquanto a máscara está umida. Por isto, recomendmos fazer a máscara bem grossa, para dar tempo de agir em 10 a 20 minutos sem ressecar.

A máscara de argila deve ficar bem consistente, por isto, acrescente a água aos pouquinhos para que não fique aguada

Com que frequência se deve fazer uso das máscaras?

Não existe uma regra, as argilas da Elemento Mineral possuem um pH compatível com o da pele e por não serem agressivas elas podem ser utilizadas diariamente ou com intervalos de tempo entre um uso e outro.

Com o quê se deve misturar as argilas para fazer uma máscara facial?

As argilas podem ser hidratadas/misturadas com diversos líquidos que você nem imagina. A água mineral é sem dúvida a escolha mais simples e você terá o resultado esperado. Mas, você também pode hidratar com água termal, hidrolato, soro fisiológico, chá, água floral. São infinitas possibilidades para potencializar os benefícios dos ativos minerais das argilas. Além disso, você pode aliar óleos essenciais também, neste caso, dilua 1-2 gotas no líquido que for usar, antes de misturar com a argila.

É normal a pele ficar avermelhada após a retirada da máscara?

Pode sim. A argila é um ingrediente 100% ativo, pode acontece mas acaba isto é uma reação positiva. Argilas ativam a circulação sanguínea e esse é um dos principais motivos da vermelhidão. Após 15 minutos no máximo meia hora sua pele já vai voltando ao normal. Se você tem um tom de pele mais claro também pode acontecer. As argilas são ativos poderosos e é quase impossível acontecer qualquer reação alérgica.

Pode misturar as cores para fazer uma máscara?

Poder, pode. Mas o ideal é se fazer o uso das cores individualmente e intercalar o uso. Por exemplo: numa semana você vai usar a argila branca para um efeito iluminador, na outra, você pode usar uma argila vermelha para um efeito firmador. Obtenha os benefícios 100% de cada argila individualmente, vale a pena!

Como devo guardar/armazenar as argilas?

Os sachês depois de abertos, devem ser mantidos em local seco, longe de umidade. Isto ajuda a preservar e evitar qualquer tipo de contaminação. O ideal é guardar os seus sachês dentro de um pote de plástico e mantê-lo fechado.

Benefícios de cada cor de argila

Argila Branca da Amazônia

A argila branca tem inúmeros benefícios, mas o seu efeito iluminador é excelente. Se você possui manchas pode aplicar ela duas vezes por semana. As gestantes também podem fazer uso, devido aos melasmas e outras manchinhas que podem aparecer durante a gravidez. Ela ajuda a fazer uma limpeza profunda, elimina células mortas, ajuda a clarear e iguala a tonalidade da pele naturalmente. Desobstrui os poros, refina, amacia e ilumina a pele.

Argila Vermelha

Possui efeito tensor, melhora a elasticidade, energiza a pele através do aumento da circulação e oxigenação. Ajuda a diminuir os sinais de envelhecimento da pele atenuando rugas e marcas de expressão. Pode ser usada também no corpo para tratamentos anti celulite, gordura localizada e outros procedimentos que estimulem a circulação sanguínea.

Argila Rosa

É a mistura da argila branca com a vermelha. Possui efeito calmante. Revitaliza e remove as células mortas. É recomendada para peles delicadas, com vasinhos  e rosáceas. Acalma, refresca, ajuda a clarear. Melhora o tônus, aumenta a firmeza e ameniza sinais de envelhecimento como flacidez.

Argila Violeta ou Argila Roxa

Promove equilíbrio da pele, tem ação antisséptica, emoliente e suavizante. Tem efeito tensor, ajuda a aumentar o viço e brilho natural da pele. Aumenta a circulação e reduz efeitos dos radicais livres.

Dica Elemento Mineral: indicamos esta argila para peles maduras, mulheres que já estão na menopausa percebem rapidamente os benefícios desta argila na pele!

Argila Amarela

Muito bem indicada para peles com aspecto cansado, olheiras, pele com vincos, pele pálida e visivelmente fatigada. Tem ação antipoluição e melhora a circulação da pele. Rica em dióxido de silício, elemento catalizador para formação do colágeno. Anti radicais livres, antioxidante, clareia, limpa e remineraliza.

Dica Elemento Mineral: gostamos de indicar a Argila Amarela para clareamento de axilas e virilhas também. Fazer a máscara normalmente e deixar atuar no local por 20 minutos.

Argila Negra

É a melhor indicação para fazer um detox facial. É altamente capaz de absorver impurezas da pele e cabelos. Um protocolo utilizando por exemplo duas vezes na semana a argila negra e duas vezes a argila verde, você terá resultados de redução de acne e cravos, além de equilibrar a oleosidade excessiva.

A Argila negra contém titânio, silício entre outros minerais que atuam equilibrando a oleosidade (ação adstringente), prevenção e controle da acne, limpeza e redução dos poros, ação anti-inflamatória.

Dica Elemento Mineral: para quem tem cabelos muito oleosos ou com caspa - faça uma máscara de argila negra. Passe com o pincel no couro cabeludo, como se fosse uma tintura de cabelo. Deixe agir por 20 minutos e depois lave normalmente.

Argila Marrom Cacau

É uma argila rica em nutrientes minerais que recuperam a vitalidade, oxigenando e diminuindo sinais de fadiga. Indicada para pele normal ou mista, desvitalizada, sinais de cansaço, olheiras e rugas finas. Melhor indicação contra os efeitos da poluição. Seus efeitos depurativos e desintoxicantes recuperam a pele devolvendo um aspecto descansado e suave.

Argila Verde

A Argila Verde é rica em Óxido de Ferro associado ao Magnésio, Cálcio, Potássio, Manganês, Zinco, Selênio, Molibdênio e outros. Estes minerais e oligoelementos desintoxicam, purificam, equilibram e reduzem o brilho causado pelo excesso de oleosidade na pele. Continua agindo na pele após 4 horas da retirada da máscara (não causa o indesejado “efeito rebote”)

É uma argila extremamente purificante, ajuda a diminuir a secreção sebácea, elimina toxinas. Tem efeito desintoxicante e cicatrizante. É a argila mais indicada para peles oleosas.

Argila Cinza

Muito rica em Silício, esta argila funciona como um “catalizador” e atua onde a pele mais precisa; absorve impurezas, melhora a irrigação através da circulação, atua como um peeling suave, refresca, hidrata, equilibra e revitaliza. Além disso, testes de eficácia comprovaram o aumento da elasticidade da pele em 97% e efeito tensor em 24%.

Cristais de Quartzo

O Cristal de Quartzo  é um esfoliante mineral carregado de energia solar e magnética. Pode ser usado tanto no rosto quanto no corpo e suas partículas arredondas não agridem a pele e nem a natureza pois é Biodegradável. Promove uma limpeza profunda na pele removendo células mortas e ativando a pele devido ao seu poder magnético. O resultado é uma pele profundamente limpa, livre de toxinas e impurezas. Poros desobstruídos e respirando livremente. Pele lisa, macia e sedosa por tempo duradouro.

Dica Elemento Mineral: adicione um pouquinho de cristais de quartzo o seu sabonete líquido habitual e faça uma esfoliação facial ou corporal durante o banho.

Comentários