Não existe cosméticos livres de química

Quanta atenção você realmente considera na hora de comprar um produto cosmético?

Palavras como orgânico, natural, verde, ecológico e não tóxico são os termos mais usados ​​na indústria, mas muitas empresas na verdade não estão em condições de cumprir esses padrões.

Para ajudá-lo a se afastar de estratagemas publicitárias e estratagemas de marketing, estamos fornecendo as ferramentas para distinguir entre certas palavras encontradas na embalagem do produto para que você possa fazer melhores escolhas para sua saúde e estilo de vida.

Orgânico

O primeiro ponto importante a destacar sobre a certificação de cosméticos orgânicos é que ela não está, no momento, regulada por leis nacionais. A mesma é feita mediante referenciais privados. O referencial Ecocert de cosméticos orgânicos e naturais, registrado no Ministério da Indústria e Comércio da França, é reconhecido e aceito pelos consumidores em mais de 80 países, em especial na Europa e Estados Unidos, mas não no Brasil.

No caso do Brasil, a situação dos cosméticos orgânicos está passando por um momento de transição.

A Lei 10.831/2003 que regula a cadeia produtiva e de comercialização de produtos orgânicos no território brasileiro entrou em vigor a partir de 1º de janeiro de 2011.  Porém, nenhuma normativa específica sobre cosméticos orgânicos foi publicada até o momento.

No entanto, as empresas brasileiras podem destacar na rotulagem se determinados ingredientes são certificados como natural ou orgânico.

Natural

Este termo pode significar qualquer coisa. Sem regulamentos em torno do uso da palavra na rotulagem ou na embalagem. Por isso, vale a pena educar-se sobre o que é verdadeiramente natural e o que não é, e conhecer sua lista de ingredientes por dentro e por fora. Há uma abundância de recursos fantásticos na web e, mais especificamente aos produtos químicos, parabenos, preservativos, derivados de petróleo e tentar, em vez disso, optar pelos saudáveis ingredientes naturais, como óleos de frutas e vegetais, óleos essenciais, plantas produtos baseados em pigmentos naturais.

Verde ou ecológico

Estas são as palavras mais usadas para comercializar produtos de beleza limpa e onde você deve ser mais cauteloso. “Verde” implica que o produto tem algum benefício ambiental ou não causa danos ao meio ambiente, mas não há muita regulamentação quando se trata dessa reivindicação. Na verdade, a Organização Internacional de Padrões (ISO) considera uma palavra tão vaga como significativa. Pior ainda, pesquisas realizadas pelo TerraChoice Environmental Marketing descobriram que 1.753 reclamações ambientais em 1018 produtos eram falsas.

Não tóxico

Afirmar que o produto não causará efeitos adversos para a saúde pela não inclusão de toxinas nem sempre torna seguro o produto de beleza. Sem a respectiva organização ou monitoramento do corpo os padrões do termo “não tóxico”, o produto poderia muito bem ser não tóxico, mas passou por qualquer número de processos que não são amigáveis ​​com o meio ambiente para chegar às suas mãos. Em vez disso procure por termos mais específicos, como “biodegradável”, “isento de parabenos, sulfatos, petrolatos”, “100% sem toxina” e “isento de solventes”.

Livres de química

Isto é um erro, você somente pode considerar um cosmético “livre de química” se estivermos falando por exemplo de um óleo extraído a frio, ou um óleo essencial, uma água floral ou uma argila. Fora isto, todos os produtos passam ou recebem algum tratamento químico, não necessariamente prejudicial, mas a nossa proposta é esclarecer os termos.

UM FUTURO MELHOR

À medida que nos tornamos cada vez mais conscientes dos benefícios de formulações de beleza verdadeiramente puras e sem toxinas que não representam nenhum risco para a saúde e são ambientalmente sustentáveis, prosperamos como uma comunidade. Nossa missão como marca de Cosméticos é passar estas informações aos nossos consumidores e sermos transparentes em tudo.

Ao comprar um produto, leia sempre os rótulos para tomar uma decisão informada. Não se iluda por belas embalagens coloridas e imagens atraentes. No final do dia, sua saúde é a sua maior riqueza, então escolha nutrir e nutrir-se para um futuro melhor.

Comentários