Antigos rituais de beleza – Grécia

Você já pensou em como viemos a enfeitar, mimar, adornar e enfeitar a nós mesmos? Acredito que devemos algum reconhecimento aos fundadores da beleza do mundo.

E eis que! Os rituais de beleza existem há milhares de anos e, através dos tempos, as pessoas procuram a “fonte da juventude” – a maneira de permanecer jovens para sempre.

Felizmente, milhares de anos depois, esses rituais foram introduzidos no mundo moderno da beleza. Com a poluição ambiental, estressores ambientais e fatores de estilo de vida adversos que afetam a saúde da nossa pele, este é o momento em que com certeza precisamos de ajuda!

Enquanto a filosofia da beleza é reconhecida em muitas culturas diferentes, os vários rituais e padrões de beleza variam de uma cultura para outra.

Como havia muitas culturas que se imergiram no reino da beleza, vamos visitar algumas das influências mais renomadas, começando pela Grécia antiga.

 

Grécia antiga

Os gregos eram grandes amantes da beleza física. Eles estavam muito sintonizados com o processo de envelhecimento natural do corpo, e por isso estavam sempre buscando maneiras de melhorar sua aparência. A palavra “cosméticos” na verdade vem da palavra grega “kosmetikos”, originária do século XVII.

Afrodite, a deusa grega olímpica do amor e da beleza, criou um ideal de beleza por excelência entre as mulheres gregas. Essa deusa simbolizava a verdadeira feminilidade e graça, que talvez influenciasse os rituais de beleza antigos e prestigiosos do grego.

Os gregos preferiam a pele clara, que eles mantinham usando chumbo branco. Este foi mais tarde substituído por pó de giz (por volta de 1000 aC), devido às muitas mortes causadas pelo envenenamento lento por chumbo.

Amoras esmagadas foram usadas para manchas nos lábios e nas bochechas, assim como argila e ferro vermelho para a cor dos lábios. Sombras escuras também eram favorecidas, feitas usando uma mistura de carvão e óleos.

Sobrancelhas falsas, grossas e proeminentes eram feitas com o cabelo de bois. Muitas vezes, as mulheres até preferiam as sobrancelhas conectadas (unibrows), já que isso era admirado em sua cultura.

Tanto o mel como o azeite foram usados ​​em muitas preparações cosméticas e anti-envelhecimento. Diz-se que a oliveira brava originou-se na Grécia antiga, por isso esta árvore, juntamente com a sua multiplicidade de benefícios de beleza, foi considerada sagrada. As mulheres se ungiram em azeite de oliva para proteger a pele dos estressores ambientais e foram usadas em máscaras faciais para promover uma pele clara. Mel também foi misturado com azeite para ajudar a aliviar a aparência da pele.

Os formuladores de beleza de hoje definitivamente aprenderam uma ou duas coisas da Grécia, considerando que o azeite de oliva e o mel  são bem usados ​​em tratamentos naturais de cuidados com a pele.

Os óleos faciais que estão de volta nos dias de hoje, na verdade foram usados há muito tempo, principalmente pelas mulheres européias que sempre usaram o óleo de oliva em suas faces para mantê-las hidratadas, nutridas e com aspecto saudável.

Com toda a biotecnologia que temos ao nosso alcance, conseguimos extrair óleos de diversas variedades de plantas, sementes, folhas e frutos e através de estudos e pesquisas obtemos o que a natureza tem de melhor, é o caso do nosso querido Beauty Nectar – um blend de óleos ativos e funcionais que trabalham em sinergia no rejuvenescimento da pele e redução das rugas.

Veja quais são os óleos ativos contidos no Beauty Nectar e a função de cada um:

SPILANTHES ACMELLA – ou (Spilanthol) 

  • Atividade miorrelaxante – efeito rápido nas rugas e no microrelevo cutâneo
  • atua como um “botox natural”
  • Rejuvenescimento a curto e longo prazo

ASTRAGALUS MEMBRANACEUS – ou (Astragaloside IV)

  • Evita a degradação da pele devido ao fotoenvelhecimento
  • Aumenta o colágeno
  • efeito a longo prazo sobre rugas, linhas finas e aumento do microrrelevo cutâneo
  • Promove a proliferação de fibroblastos, atrasa o envelhecimento da pele

SAFFLOWER OIL (Ácido linoleico a partir do Óleo de Cártamo)

  • Ajuda na manutenção da hidratação
  • Reforça a função de barreira da pele
  • Aumenta a elasticidade da epiderme
  • Rejuvenescimento a longo prazo

COENZYMA Q10 

  • Melhora a síntese de colágenos tipo IV e VII
  • Previne do fotoenvelhecimento do estresse oxidativo
  • Reduz a área e a profundidade das rugas faciais
  • Efeito a longo prazo em rugas e linhas finas
Comentários